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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sugestão de aula:Literatura e internet

Como seria o perfil de Macunaíma no Facebook?

A internet foi criada há mais ou menos uns 40 anos, com fins militares durante a Guerra Fria. Desde então seu uso foi aumentando em círculos acadêmicos restritos, apenas como mecanismo de comunicação interna. A internet só começou a ser usada por uma parcela maior da população em 1990. Se a compararmos à vida de uma pessoa, poderíamos dizer que só agora, com 21 anos, ela está saindo da adolescência.
Esses dados são importantes para que entendamos o porquê de uma grande porcentagem de usuários ser formada exatamente por jovens. Um garoto de 16 anos já nasceu em meio a tudo isso, facilitando seu processo de aprendizagem sobre o uso da ferramenta, pois ela nunca se apresentou a ele como uma novidade. Alguém de mais de 35 anos, por outro lado, viveu o choque de uma vida sem internet para uma vida com internet. Suas referências de pesquisa muito provavelmente são outras. Se um professor pedisse de lição de casa o resumo de um livro, seria mais difícil encontrar uma resenha pronta do que ler o livro e fazer a sua própria.
Abordamos isso tudo para chegarmos a uma conclusão sabida por todos: a internet ocupa um grande espaço na vida dos jovens, e, portanto, tem um papel fundamental no ambiente escolar. Cabe a nós professores tentarmos conciliar o mundo virtual com o escolar, sem que o primeiro invalide propostas pedagógicas do segundo e liquide algumas experiências essenciais, como a própria leitura de obras literárias.
Foi pensando nisso que surgiu a idéia. Em junho, a designer da Comunidade Virtual, Natália Pacheco, enviou por email para toda a equipe uma página interessante: era um perfil do personagem Dom Casmurro, de Machado de Assis, em uma rede social. Por se tratar de personagem de um grande clássico, foi muito fácil identificar as referências aludidas na sua “atividade recente”.
O perfil agradou toda a equipe e decidiu-se, então, que todos criariam alguns perfis para entender se a proposta teria algum potencial pedagógico.


Retirado de olimpí ada@cenpec.org.br


sexta-feira, 4 de novembro de 2011


AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 6º ano



Maria-vai-com-as-outras

Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam para baixo Maria ia também. As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
- Ai que lugar quente! As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló.
Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló, 
Maria comia também. Que horror!
Foi quando de repente, Maria pensou:
“Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?”
Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa. Todas as ovelhas pularam.
Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé! Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: mé!
E assim quarenta duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando mé, mé, mé! Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada, entrou num restaurante comeu uma feijoada.
Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé.
 Sylvia Orthof

1- Pode-se dizer sobre a personagem principal que.
(A) Ela sabe exatamente o que quer fazer.
(B) Ela sempre tem idéias maravilhosas.
(C) Costuma agir pela opinião dos outros.
(D) Não faz nada que lhe mandam.

2- Maria ficou resfriada: Quando?
(A) Quando resolveu contar uma história
(B) Quando resolveu comer uma feijoada
(C) Quando seguiu as ovelhas para o Pólo Sul.
(D) Foi para o deserto.

3-  Quantas  vezes Maria, segundo o texto,  adoeceu?
(A) Uma vez.
(B) Quatro vezes.
(C) Duas vezes.
(D) Três vezes 

4- Quando Maria tomou consciência de que imitava as outras ovelhas?
(A) Quando foi para o deserto.
(B) Quando teve que comer jiló.
(C) Quando as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa.
(D) Quando foi para o Pólo Sul.

5- Como você explica a última frase do texto - Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé.- ? 
(A) A ovelha Maria vai pular do Corcovado.
(B) A ovelha Maria agora só faz o que deseja.
(C) A ovelha Maria sempre seguirá os passos de outras ovelhas.
(D)  A ovelha Maria vai para o Pólo Sul.

 

6)No texto, uma PASSAGEM ENGRAÇADA é :

(A) “Amarre um feixe de ramos secos.”
(B) “A versão moderna da vassoura tem suas limitações.”
(C) “Bata numa superfície dura.”
(D) “Enfie o cabo da vassoura no feixe.”

7)O texto é divertido, PRINCIPALMENTE, porque:

(A) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
(B) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
(C) ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
(D) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.


8) A menina do texto:

(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes


A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela.  Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As
reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.

09)O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (. 13-14) expressa:

(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona. 

10)No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento” (. 11-12), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de:

(A) paciência.
(B) pena.
(C) raiva.
(D) solidão.

GABARITO: 1-C/ 2-C/ 3-C/ 4-C/ 5-B/ 6-B/ 7-A/ 8-B/ 9-A/ 10-B